quarta-feira, 28 de maio de 2014

Curiosidades - Pastor Alemão







O Pastor Alemão tem porte de vigilante e parece estar atendo o tempo todo. O Pastor Alemão, que até 1931, para evitar lembranças da primeira guerra mundial, era chamado de Pastor da Alsácia, ganhou o carinho dos criadores no Brasil e , ainda hoje, é uma das raças mais comercializadas no país. A nossa polícia o utiliza como apoio em suas operações nos aeroportos e na busca de foragidos e pessoas desaparecidas, o que lhe rendeu a fama de cão policial.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

- O pastor alemão é um cão de porte médio e mede entre 55 a 65 cm de altura.

- Possui orelhas de tamanho médio, voltadas para cima.
- O focinho do pastor alemão é comprido.
- A calda é longa e com grande quantidade de pelos.
- A cor mais comum é marrom claro com macha preta nas costas.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO

- O pastor alemão é de uma raça fácil para ser adestrada, pois é muito inteligente.

- Muito utilizado como cão de guarda.
- Muito ágil, rápido e esperto.
- Tem um olfato bem desenvolvido, sendo utilizado no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas ou armas.
- Quando bem adestrado é muito obediente.
- Tem facilidade para aprender comandos e orientações em treinamentos específicos.
- O pastor alemão é um excelente cão para companhia.
- Possui um latido prolongado. Importante para avisar que algo de errado está acontecendo.
- Diante destas qualidades é muito utilizado pelas polícias em diversos países.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ACOMETEM OS CÃES







Raiva – A raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, sempre fatal, caracterizada principalmente principalmente por sinais nervosos ora apresentados por agressividade, ora por paresia e paralisia. É causada por um RNA-vírus da família Rhabdoviridade e acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão se dá através dos próprios animais doentes e também por portadores inaparentes sendo introduzidos pela saliva via subcutânea para dentro do organismo do animal. É muito comum adquirir raiva após sofrer uma mordida de um animal.

Parvovirose – É uma enfermidade infecto-contagiosa vírica. Causa febre, apatia, perda de apetite, vômitos e diarréia sanguinolenta; apresenta alta mortalidade. O cão desidrata rapidamente e deve receber cuidados imediatos. Muitos necessitam de internação, pois a doença aparece de forma abrupta e violenta. Esta doença tem prevalência mundial desde o final dos anos 70.
Cinomose – É uma doença viral multi-sistêmica, altamente contagiosa que atinge os cães, não transmissível ao homem. Se manifesta principalmente por febre, coriza aguda, bronquite, pnemonia severa, gastrenterite e sinais de comprometimento do sistema nervoso central. Não necessariamente todos os sintomas estão presentes. O vírus da cinomose atinge vários órgãos: rins, pulmões e, principalmente, o sistema nervoso, daí os sinais do tipo “tiques”, andar cambaleante, ataques convulsivos, etc. Uma vez diagnosticada a doença através dos sintomas, histórico e exames laboratoriais, o animal recebe tratamento de suporte, dando condições para o organismo reagir.
Parainfluenza – É um dos agentes causadores da chamada “tosse dos canis”. O vírus, não contagioso ao homem, causa uma tosse não produtiva (sem catarro), com febre baixa ou ausência dela. O quadro persiste por duas semanas e o prognóstico é bom. Os animais se contaminam pelo contato direto com cães infectados. A associação de outros agentes (bordetella, adenovirus ou mycoplasma) com a parainfluenza é comum, e pode causar um quadro mais severo, como perda de apetite, apatia, tosse dolorosa e febre alta.

Hepatite Viral Canina – Esta doença é causada por um vírus que não atinge o homem. O vírus atinge principalmente os rins e o fígado do animal. Sua ocorrência é bem menos freqüente que outras viroses como a parvovirose, e a hepatite viral não apresenta risco de mortalidade alto. Seu período de incubação varia de 2 a 5 dias. O vírus atinge o fígado e outros órgãos, especialmente os rins. O animal pode apresentar desde sintomas leves até um quadro bastante severo. Os sinais clínicos incluem febre, diarréia, apatia, inapetência, vômitos amarelo-esverdeados, e, em uma pequena porcentagem de cães, alteração na cor dos olhos (que se tornam azuis devido a um edema de córnea) perfeitamente reversível na maioria dos casos. O tratamento se dá para a fortificação do organismo do animal a fim de que a doença não progrida e, conseqüentemente, não cause maiores conseqüências.

Adenovírus Tipo II – É um dos agentes etiológicos da tosse dos canis (traqueobronquite infecciosa).

Leptospirose – É uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, febril, com grave sintomatologia entérica, hepática e renal, muitas vezes acompanhada de hemorragias generalizadas e icterícias (amarelidão na pele e na esclerótica), causada por L. interroganas, sorotipos canicola e icterohaemorragiae, Lpomana, L. gippotyphosa, algumas vezes ocorrem sinais encefálicos e abortos. Também é uma zoonose (doença comum entre o homem e o animal).

Coronavírus – É uma doença contagiosa aguda dos cães, causada por um vírus epiteliotrópico que invade preferencialmente os enterócios (células do epitélio intestinal das pontas vilosas, causando destruição e atrofia). A fusão dos vírus resultantes causa diarréia de severidade variável.

Giardíase – É uma doença causada pelo protozoário flagelado, Giardia Lambila. O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de Giárdia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou no pêlo dos animais. A Giardíase causa a síndrome da má absorção, má digestão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência. Além de perda de apetite, vômito e letargia.

Tosse dos Canis – É uma doença de fácil transmissão entre os cães de todas as idades. Resulta da inflamação das vias aéreas superiores (traqueobronquite). O animal apresenta tosse seca que pode ser seguida de ânsia ou vômito e anorexia parcial. Pode evoluir para broncopneumonia e ser fatal em cães filhotes e idosos

(Fonte - Equipe Veterinária)


terça-feira, 13 de maio de 2014

As 10 Raças de Cães Mais Inteligentes


A vivacidade dos cães pode ser surpreendente. A mostra de sua capacidade de inteligência é a facilidade que têm para entender as ordens de seus donos, assim como, depois de adestrado, guiar pessoas cegas, abrir portas, farejar drogas, etc. Esta lista dos caninos mais inteligentes é baseada no estudo realizado por Stanley Coren, quem resultou no livro “The Intelligence of Dogs” que explica os três tipos de inteligência de cães:

  1. Inteligência de Adaptação (habilidade de aprender e solucionar um problema);
  2. Inteligência Instintiva;
  3. Inteligência de Trabalho/Obediência.

As duas primeiras inteligências são especificações individuais para cada cão, enquanto a terceira Inteligência de Trabalho/Obediência pode ser aplicada a todas raças.
10 câes mais inteligentes
1. Border Collie.  Sem dúvida, o mais preparado de todos os cães, uma raça que demonstra em todo tipo de provas e concursos que é o melhor. São utilizados para realizar quase qualquer tipo de tarefa. São amigos dos crianças e grandes vigilantes. Ademais são cães muito ágeis.
10 câes mais inteligentes
2. Poodle. Sim, o poodle está no segundo lugar. São utilizados para todo tipo de tarefas, farejadores, grandes nadadores, atores de circo, nada resiste a estes curiosos mascotes.
10 câes mais inteligentes
3. Pastor Alemão. Este cão tem três características que o tornam invencível: inteligência, força e caráter amável, talvez muito grande como mascote, mas sem dúvida um dos animais mais completos da natureza.
10 câes mais inteligentes
4. Golden Retriver.  Um cão amável e carinhoso, mas forte e feroz se necessário. Em sua área de cão guia não tem rival. É uma criatura bondosa e brincalhona.
10 câes mais inteligentes
5. Doberman.  Um cão que tem a fama de ser um cão violento e pouco inteligente, mas isso está muito longe da realidade. Estes cães costumam ser muito hábeis e bons guardiões, alguns deles já demonstraram no mundo do cinema o que são capazes de fazer.
10 câes mais inteligentes
6. Sheltie.  Parecido ao Collie, muito inteligente e grande amigo do homem. Com uma pelagem talvez um pouco exagerada que precisa de grandes cuidados, uma raça que saiu da moda mas que mesmo assim está no ranking dos mais populares.
10 câes mais inteligentes
7. Labrador. Muito similar ao golden retriever e também outro grande guia, mais forte e robusto e talvez mais brincalhão também, mas similar em suas características. É um animal de grande envergadura e bonachão como todos os retriever.
10 câes mais inteligentes
8. Papillon. Um híbrido moderno, inteligente, sagaz e pequeno. Um mascote pouco conhecido, mas com possibilidades de converter-se no favorito dos lares em pouco tempo.
10 câes mais inteligentes
9. Rotweiler. Outro cão que tem fama de violento e agressivo, mas como sempre é culpa da aplicação dada pelo ser humano. É bom por natureza. É o único cão de grande envergadura neste ranking.
10 câes mais inteligentes
10. Pastor Australiano. Sua origem data do século XIX. É um cão grande e de pelo curto. Esta raça cresce até os 25 quilos. É conhecido por sua inteligência, especialmente quando é treinado para pastorear o gado.

(Fonte - Ah Duvido) 

Futura Veterinária? Sim Senhor!


Desde criança eu venho sonhado com isso .. e além de eu ser apaixonada por animais, quero ser uma futura "Doutora" para ajudar meus amiguinhos e dar continuidade ao trabalho do meu pai que também mexe nessa área.

Fiz uma pesquisa nas quais faculdades o Brasil oferece a área de Medicina Veterinária, e a qual eu mais achei interessante foi a UNESP - Jaboticabal, Sp. Bom, eu vou falar um pouquinho sobre ela e as coisas que eu achei super interessante!

"A UNESP oferece o curso de Medicina Veterinária na Faculdade de Odontologia (FO), câmpus de Araçatuba, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), em Botucatu, e na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), em Jaboticabal.


O principal objetivo do curso nas três unidades é formar médicos veterinários generalistas, aptos a trabalhar em qualquer campo da profissão. Para isso, há disciplinas básicas, como Anatomia, Morfologia e Fisiologia, e outras de conteúdos profissionalizantes, como Clínica, Cirurgia, Reprodução e Saúde Animal, além de matérias da área de Humanidades.


Para as aulas práticas, os estudantes contam com fazendas de apoio e laboratórios. A FMVZ, a FCAV e a FO têm programas de residência e de pós-graduação em várias áreas da Ciência Animal. Todos os cursos de graduação em Medicina Veterinária da UNESP exigem estágio curricular para sua conclusão. As três instituições mantêm hospitais veterinários, onde os alunos, supervisionados por docentes, prestam atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos pequenos (cães e gatos) e grandes (ovinos, bovinos, equinos, suínos e caprinos) e a animais silvestres." (Fonte - Unesp)


Além de toda sua infraestrutura, a UNESP tem seu próprio Hospital Veterinário dentro da faculdade que permite o treinamento de alunos de nível médio em práticas hospitalares e dar suporte estrutural e logístico ao desenvolvimento de atividades práticas, em cursos extracurriculares voltados ao trabalho médico-hospitalar.


A UNESP também tem uma outra extensão que dá direito ao aluno a uma fazenda de ensino.

"A Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão – FEPE, é uma Unidade Auxiliar de Estrutura Complexa de integração acadêmica, essencial às atividades de ensino, pesquisa, extensão e de produção que faz parte da estrutura administrativa da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, do Câmpus de Jaboticabal – SP." (Fonte - FEPE)


Unesp - Jaboticabal, Sp


Bom, espero que tenham gostado sobre minha pequena pesquisa sobre a UNESP - Jaboticabal que aonde pretendo fazer minha futura faculdade!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

O que é Castração?



É uma cirurgia simples, feita com anestesia geral, que dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente. O maior cuidado do pós-operatório é evitar que bichinho remova os pontos pois ao cicatrizar eles coçam. Os pontos são retirados 10 dias depois. Ao passar o efeito da anestesia no dia da cirurgia, o animalzinho já está pronto para voltar para sua rotina, alguns ficam quietinhos no primeiro ou segundo dia, mas é normal. Procure um bom veterinário com estabelecimento adequado e experiência com esta cirurgia. 


COMO FUNCIONA ? 

Nas fêmeas é retirado o útero, ovários e trompas. Nos machos pode ser a vasectomia ou a retirada dos testículos. 


MENTIRAS SOBRE A CASTRAÇÃO

Castração é um ato brutal, uma mutilação: Muitas pessoas pensam que a castração ainda é feita a sangue frio como antigamente. Nada disso! É um ato de amor feito em clínicas especializadas, feita por veterinários, com anestesia, pontos e medicamentos para dor e antiinflamatórios. Ninguém acha mutilar cortar rabos e orelhas... Isso sim é um ato brutal. 

Castração é uma violência contra o animal: Se você pensa assim, prefere deixar seu animal procriar indiscriminadamente e depois não saber o que fazer com tantos filhotes? Matá-los ou abandoná-los é sim um CRIME. 

Eu não quero que meu bichinho fique gordo: A dieta e falta de exercício (como caminhadas diárias) é que são causas de animais obesos, não a castração. 

Eu não quero impedir o milagre da vida: Então faça um passeio até o abrigo de animais mais próximo e veja a tragédia que acontece com “o milagre da vida”, milhares de animais abandonados e mortos nos CCZs. 

Castração custa muito caro: O custo da esterilização é com certeza menor do que o custo envolvido com ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há entidades, hospitais veterinários em faculdades e ONGs que realizam castração gratuitamente ou com preços baixos. Vale sempre também fazer uma pesquisa entre os veterinários da cidade para ver quem cobra menos. 

O macho castrado perde a masculinidade: Errado! Há muitos cães e gatos castrados que continuam copulando normalmente, a diferença é que não irá gerar descendentes. Cães castrados são melhores cães de guarda. 

Macho castrado não é bom cão de guarda: A castração não tira o instinto de defesa do território. O macho não irá abandonar seu território atrás de fêmeas e com isso não vai fugir, se perder, ser envenenados por vizinhos e nem será atropelado. 



VERDADES SOBRE A CASTRAÇÃO

Animal castrado perambula menos: Eles não terão necessidade de ir atrás de fêmeas e por isso não fugirão e não sofrerão nenhum acidente. 

Animal castrado faz menos xixi pelos cantos: Problemas de comportamento como a necessidade de urinar para marcar território, serão reduzidos ou eliminados. 

Animal castrado briga menos: A agressividade para com outros animais é relacionado na maioria das vezes por disputas de fêmeas no cio. Quando castrados, os machos brigam menos entre si. 

Reduz riscos de problemas de saúde: O risco de câncer de mama nas fêmeas devido a idade e por causa das injeções anticoncepcionais serão reduzidos e o risco de piômetra (infecção do útero) será nulo. 

Fêmeas castradas não entram no cio: Não haverá restrições para levá-las passear, viajar e nunca haverá sangramento pela casa. Não haverá cachorros no portão de sua casa e não terá o risco de fuga da fêmea. Filhotinhos são lindos, mas sabemos que é difícil encontrar novos lares para todos. Existem centenas de filhotes esperando por um lar num abrigo. Adote um, se você adora filhotes. Cadelas entram no cio de 6 em 6 me
ses e gatas de 3 em 3.

CASTRAÇÃO, UMA BOA OPÇÃO! 

Os animais não são nossa propriedade, não temos direitos absolutos sobre eles, somente temos o dever de cuidar e impedir que procriem descontroladamente.
Esses cuidados não estão relacionados a impedir o animal de ficar vagando pelas ruas, preso solitariamente dentro de um apartamento, confinado em canis ou acorrentado, o tornando profundamente infeliz. O animal precisa de liberdade, de movimentos, de proteção e de principalmente de uma identidade. Precisam ser respeitados.
Devemos lutar contra a ideia de que os animais servem apenas para servir os humanos. Ninguém deveria tê-los como companheiros, se não estiver disposto a assumir um compromisso para toda a vida. O abandono é um ato cruel, desumano e covarde.
As pessoas precisam se conscientizar que recolher e levar um animal para um abrigo não resolve o problema. Eles acabam fatalmente sendo vítimas de estresse, brigas, doenças ou morrendo. 

As maneiras corretas para garantirmos aos animais uma condição de vida digna, erradicando a superpopulação de cães e gatos abandonados nas ruas é com conscientização.
Quem tem um animal deve cuidar para que não fique doente, que se alimente adequadamente, que faça exercícios, que tenha um bom lugar para dormir e que receba a atenção e carinho que eles merecem. Mas uma grande opção de amor ao seu bichinho seria a castração. 
São tantos animais abandonados nas ruas e esperando um lar em abrigos de proteção que castrar é uma boa solução para diminuir esse triste número. Uma cadela entra no cio de seis em seis meses podendo dar cria de 3 a 9 filhotes. A gata entra no cio a cada 3 meses. A castração também é uma boa opção para quem tem bichinhos dentro de casa pois eliminará os efeitos do cio como sangramento, etc.
Vamos ser mais responsáveis. Animais sofrem, sentem frio, solidão, tristeza, saudade... e tudo o que eles pedem é um pouco de atenção e respeito. Você irá ganhar em troca um grande amigo e companheiro para toda uma VIDA.

(Fonte - SOAMA)